Certificado de Atributo - Cards Inova Certificados Digitais

Certificado de Atributo

O Certificado de Atributo é um conjunto de informações ou estrutura de dados que contém uma série de atributos (qualificações) para identificar o seu titular (pessoa física ou jurídica). Ele define uma autorização, ou seja, quem pode realizar determinadas atividades.

O formato do Certificado de Atributo segue o padrão X.509, adotado pela ICP-Brasil na emissão de certificados de pessoa física, jurídica e de equipamentos.

O certificado de atributo deve ser emitido por uma Entidade Emissora de Atributo (EEA), cujas qualificações devem ser compatíveis com a estrutura da ICP-Brasil.

A diferença de um Certificado de Atributo para um certificado digital é que o primeiro não contém chaves criptográficas (chave pública/privada) e qualifica o seu titular.

Benefícios e diferenciais do Certificado de Atributo

Com o Certificado de Atributo, apenas pessoas autorizadas passam a ter permissão para consultar informações contábeis, assinar contratos, solicitar compras e realizar demissões ou admissões de funcionários, por exemplo.

Ao fazer uso do Certificado de Atributo, a empresa pode atribuir a determinados funcionários a autorização para realizar certos procedimentos, como formalizar contratos ou gerenciar processos internos à longa distância.

O Certificado de Atributo auxilia na gestão da administração e na delegação das tarefas. Assim, é possível incluir ou excluir determinados usuários dos atributos para o acesso a informações, dados ou execuções.

Com a criação de uma identidade digital e a configuração de acesso, é possível reduzir o tempo que gestores gastam assinando documentos, bem como o tempo necessário para que outros departamentos possam processar as informações, como finanças, recursos humanos e contabilidade.

O que você pode autenticar com o Certificado de Atributo

Veja exemplos das principais funções do Certificado de Atributo:
Delegar funções e definir cargos de funcionários e suas respectivas qualificações dentro da empresa; restringir o acesso de determinados usuários às aplicações; comprovar fatos sobre o titular do documento reconhecido pela Entidade Emissora de Certificados de Atributo; identificar profissionais que fazem jus a determinado direito.