Micro e Pequenas Empresas - Cards Inova Certificados

Micro e Pequenas Empresas

Os principais certificados digitais emitidos para micro e pequenas empresas, são:

e-CPF

Versão digital do Cadastro de Pessoa Física que funciona como a sua identidade no meio eletrônico.

e-CNPJ/e-PJ

Versão digital do Cadastro de Pessoa Jurídica que funciona como a identidade da sua empresa no meio eletrônico.

e-CPF e e-CNPJ

A solicitação do e-CPF e do e-CNPJ permite ao empreendedor realizar e gerenciar processos eletrônicos tanto como Pessoa Jurídica quanto como Pessoa Física responsável pela empresa.

NF-e/NFC-e

Para MEIs, em muitos estados, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica não é obrigatória. Porém, para o empresário que deseja gerir um fluxo gradativo de saídas na empresa, os sistemas de emissão on-line podem agilizar os processos.

CT-e

As pequenas e médias empresas que realizam transportes podem contratar a certificação eletrônica para garantir a segurança das entregas das mercadorias

Por que obter certificados e assinaturas digitais para pessoas físicas?

Mesmas funções do CPF

O e-CPF possui as mesmas funções legais do CPF e pode ser usado para declarar o Imposto de Renda e assinar digitalmente uma série de outros documentos.

Praticidade

O e-CPF Assine documentos e realize procedimentos a qualquer lugar sem precisar se dirigir fisicamente a um local responsável.

Cuidados com sua empresa

Como representante legal da sua empresa, o empreendedor pode usar o e-CPF para assinar digitalmente em nome da marca.

Segurança

Proteção contra fraudes em transações efetivadas digitalmente. Opção de guardar o e-CPF em hardwares criptografados como cartões e tokens.

Por que obter certificados e assinaturas digitais para micro e pequenas empresas?

Processos mais seguros ajudam a empresa a ganhar a confiança de fornecedores e clientes. O certificado digital garante que, mesmo sendo de pequeno porte, a empresa ofereça a proteção que os envolvidos necessitam.

As pessoas estão atentas a soluções seguras na internet. Sendo assim, esse tipo de segurança costuma ser fundamental para que uma empresa obtenha os investimentos necessários para crescer.

Muitas vezes, nas pequenas empresas, cabe ao próprio gestor resolver questões burocráticas de rotina. Assim, ele precisa se ausentar do ambiente de trabalho, abandonar as suas atividades e até passar tardes inteiras indo a locais como cartórios para resolver pendências que poderiam ser facilmente solucionadas em segundos, usando somente o seu computador.

Quando usar os certificados digitais?

Veja exemplos do uso de certificados digitais para micro e pequenas empresas:

Com o CPNJ digital, a gestão da empresa consegue realizar os procedimentos necessários junto ao Simples.

A junção entre e-CNPJ e e-CPF permite a realização de processos junto à Receita Federal, como o envio de Declarações do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e o envio de Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);

Permite às empresas a atribuição da emissão de notas fiscais a funcionários sem solicitar dados como o CNPJ. É muito mais segurança e praticidade para a expedição de documentos, como Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), Nota Fiscal Avulsa Eletrônica e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

O certificado digital permite a realização de Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Contábil Fiscal (ECF), Escrituração Física Digital (EFD), todas voltadas para empresas.

DÚVIDAS?