Pessoas físicas - Cards Inova - Certificado Digital em Americana

Pessoas Físicas

Os principais certificados digitais emitidos para pessoas físicas são:

e-CPF/e-PF

Versão digital do Cadastro de Pessoa Física que funciona como a sua identidade no meio eletrônico.

Assinatura digital

Versão eletrônica e autenticada da sua assinatura.

Por que obter certificados e assinaturas digitais para pessoas físicas?

Mesmas funções do CPF

O e-CPF possui as mesmas funções legais do CPF e pode ser usado para declarar o Imposto de Renda e assinar digitalmente uma série de outros documentos.

Praticidade

O e-CPF Assine documentos e realize procedimentos a qualquer lugar sem precisar se dirigir fisicamente a um local responsável.

Cuidados com sua empresa

Como representante legal da sua empresa, o empreendedor pode usar o e-CPF para assinar digitalmente em nome da marca.

Segurança

Proteção contra fraudes em transações efetivadas digitalmente. Opção de guardar o e-CPF em hardwares criptografados como cartões e tokens.

Quando usar os certificados digitais?

Solicitar e deferir Licenciamento de Exportações (LI) e Registro da Declaração de Importação (DI), além de assinar contratos de câmbios em organizações bancárias.

O Receitanet será útil à pessoa física que desempenha o papel de procurador ou representante legal de uma empresa diante da Receita Federal. Dessa forma, ela poderá enviar demonstrativos pelo Receitanet, como DCTF, Demonstração de Débitos e Créditos Tributários Federais; DACON, Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais; DIPJ, Declaração de Informações Econômico-Fiscais de Pessoa Jurídica e outros.

O IRPF é o e, com um certificado digital para pessoa física, é possível acessar informações sobre ele (inclusive sobre as declarações já enviadas, relativas aos anos anteriores) e enviar o status de declaração atual com muito mais segurança e rapidez.

Outra situação em que o e-CPF poderá ser empregado é para a realização de transações associadas ao FGTS e à Previdência Social, por meio do Conectividade Social, utilizando uma procuração ou nos casos em que a pessoa física é um profissional autônomo.

A assinatura de contratos é outra coisa que você poderá fazer com seu e-CPF. Não será mais preciso reunir duas ou mais pessoas em uma sala para realizar a assinatura. Cada uma das partes interessadas poderá ler e assinar o contrato de onde estiver por meio do assinador digital, dispositivo que usa o certificado para validar o contrato.

DÚVIDAS?