Profissionais de saúde - Cards Inova - Certificado Digital em Americana

Profissionais de saúde

Os principais certificados digitais emitidos para micro e pequenas empresas, são:

e-CPF

Versão digital do Cadastro de Pessoa Física que funciona como a sua identidade no meio eletrônico.

e-CNPJ/e-PJ

Versão digital do Cadastro de Pessoa Jurídica que funciona como a identidade da sua empresa.

NF-e/NFC-e

O acesso às plataformas digitais de emissão de Notas Fiscais dá o controle das entradas e saídas da empresa, adequando-se às questões tributárias e conferindo as referidas questões contábeis.

e-Médico/e-Saúde

O e-Médico/e-Saúde confere autoridade de assinatura a prontuários, históricos e outras informações importantes para o controle realizado por médicos em clínicas ou em hospitais.

Por que obter certificados e assinaturas digitais para profissionais de saúde?

Segurança

Elimina o risco de erro na interpretação da grafia e impossibilita a falsificação e extravio de documentos.

Agilidade

Diversos serviços são facilitados, sobretudo por meio dos aplicativos, e norteiam as consultas de forma ágil e certeira.

Redução de custos

Os certificados reduzem os custos, principalmente associados à assinatura e ao reconhecimento de documentos.

Autenticidade

Os documentos possuem a mesma validade que os assinados em papel.

Quando usar os certificados digitais?

O uso de certificados como e-CPF e e-CNPJ ajudam as clínicas que também são pessoas jurídicas a realizar os procedimentos legais em relação a documentações enviadas para a Receita Federal, por exemplo.

Com o documento, os profissionais da saúde acessam e fazem anotações no PEP (Prontuário Eletrônico dos Pacientes) — arquivo digital que contém o histórico de informações do paciente. Além disso, possibilita que os médicos assinem digitalmente atestados médicos e receituários.

A troca de informações entre operadoras de planos de saúde e prestadoras de serviços também pode ser feita com o certificado digital. Por meio dele, é possível ter acesso ao padrão TISS (Troca de Informação na Saúde Suplementar).

Os certificados digitais permitem também que os profissionais façam a declaração do DMED (Declaração dos Serviços Médicos e de Saúde) e efetuem assinaturas eletrônicas no SISREL (Sistema de Ressarcimento Eletrônico ao SUS).

DÚVIDAS?